Kazuyo Yoshida & Takuhiro Kobayashi – Osaka

Pela primeira vez fomos a Ásia! Vivemos uma experiência cheia de rituais, simbolismos e significados no casamento da Taku e Kazuyo, que fizemos na Cidade de Osaka, Japão.

Vamos começar contando um fato bem peculiar: os noivos que já são casados no Civil, se arrumam juntos para o grande dia, nada de surpresa ou mistério que existe no mundo ocidental. Apesar disso, a cerimônia tem a mesma essência que a nossa, cheia de muito amor e emoção. O repertório foi como nosso também, tradicional com músicas como: “A Whole new World” e “Oh Happy Day”, cantada na voz de Priscila Carvalho.

Já a festa, é mais formal e cheia de ritos que no Brasil. Há mudança de trajes (eles usam Kimono para este momento), preparação de um doce de arroz, onde cada convidado vai ao local (uma espécie de pilão) onde se amassa o arroz e deixa suas vibrações e energias para os noivos. Depois esse doce é finalizado e servido a todos.

Em seguida, eles retornam para festa com a mesma roupa usada na cerimônia, para que comece o momento das homenagens com vídeos, presentes e flores, que são distribuídas a noiva e aos familiares.

Enfim, um casamento lindo de tradição japonesa! Um grande aprendizado e uma honra para nós estarmos do outro lado do mundo com a melhor música. Para ilustrar melhor esses momentos, confira abaixo as fotos do fotógrafo André Rondon.